O MEMOV - Programa de Memória dos Movimentos Sociais - pretende resgatar e preservar experiências relacionadas à organização e atuação de trabalhadores e de outros grupos sociais no contexto brasileiro. Conheça +
Memov – Programa de Memória dos Movimentos Sociais
Histórico
O Programa de Memória dos Movimentos Sociais (MEMOV) foi criado, em 2014, no Colégio Brasileiro de Altos Estudos da UFRJ (CBAE- UFRJ).
Reunindo, inicialmente, pesquisadores do Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social, do Museu Nacional-UFRJ; do Programa de Pós-graduação em Sociologia e Antropologia, do IFCS-UFRJ; e do Programa de Pós-Graduação de Ciências Sociais em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade (CPDA), da UFRRJ, o MEMOV teve sua proposta alargada com a incorporação de novas instituições e núcleos de pesquisadores.
Buscando qualificar as investigações sobre as dinâmicas dos movimentos sociais brasileiros, o programa investe tanto na criação e guarda de coleções documentais, como na realização permanente de espaços de formação, como oficinas e seminários. Atualmente, o MEMOV é coordenado pelo Antropólogo José Sergio Leite Lopes (PPGAS/MN-UFRJ).
Objetivos
O Programa de Memória dos Movimentos Sociais pretende resgatar e preservar experiências relacionadas à organização e à atuação de trabalhadores e de outros grupos sociais no contexto brasileiro. Estimula não apenas pesquisas acadêmicas, mas também contribui para a transmissão de experiências entre diferentes gerações de ativistas nos movimentos sociais e populares.
Essa transmissão, como se sabe, enfrenta historicamente os desafios dos escassos registros escritos e orais e da perecibilidade da documentação existente.
Nesse sentido, o Memov se propõe a reunir acervos digitais e a custodiar acervos produzidos por movimentos sociais, instituições e pesquisadores parceiros.
Como participar?
Os acervos referentes ao Programa de Memória dos Movimentos Sociais são formados a partir de pesquisas desenvolvidas pelos núcleos e instituições parceiras e colaboradoras do Memov.
Sugestões
Para sugestões referentes à integração entre acervos em meio digital e recolhimento de conjuntos documentais:
Entidades Parceiras
Apoios
Secretaria Geral da Presidência da República (2012-2014)
FAPERJ – Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro
CAPES – Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
CNPq – Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico