Biblioteca Digital do Memov

Biblioteca Digital do Memov

A maior parte destes livros foram na sua origem dissertações e teses do PPGAS/MN/UFRJ. O único autor que está nesta lista e já entra como professor é Moacir Palmeira (que não foi aluno do referido Programa). Ele inicia seu pertencimento ao quadro docente do PPGAS em 1969 ainda na qualidade de supervisor do trabalho de campo no Nordeste (uma das duas regiões que o Programa havia elegido como áreas de pesquisa para o projeto “Estudo Comparativo de Desenvolvimento Regional” que deu origem à instituição, paralelamente ao início do curso de mestrado propriamente dito). Em 1970 deu sua primeira disciplina, ainda sem ter defendido tese, o que só ocorreu em 1971, na França. 

A lista dos livros que aqui são disponibilizados através de sua digitalização (a maior parte o foi agora para este site) compõe um conjunto de obras que guardam relações entre si e são de certa forma referências e antecedentes da pesquisa realizada no Memov. Um fio que percorre a lista é o pertencimento dos autores às primeiras gerações de alunos do Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social do Museu Nacional (UFRJ), que tiveram sua entrada entre 1968 (início do PPGAS) e a primeira metade dos anos 70 e que foram construindo uma linha que posteriormente foi classificada a grosso modo como uma “antropologia do campesinato e das classes trabalhadoras” .

A tese “Latifundium et Capitalisme; lecture critique d’un débat” ainda está em francês em sua versão datilografada e impressa através de mimeógrafo. Por uma série de circunstâncias ainda não foi publicada em português. Após ser muito xerocada por alunos e estudiosos da temática ela se encontra aqui digitalizada, um novo passo para sua reprodutibilidade. Ela está  na origem de projetos subsequentes que por sua vez resultaram em dissertações e teses algumas das quais publicadas e aqui disponibilizadas. Um segundo projeto, “Emprego e mudança socioeconômica no Nordeste”, possibilitou o trabalho de campo para outras dissertações e teses, algumas delas aqui presentes nesta lista inicial.

Algumas poucas publicações são trabalhos ulteriores às teses, pelos mesmos autores. Esta lista de sugestões de leitura de trabalhos antecedentes aos projetos e publicações feitos no âmbito direto do Memov ainda terá acréscimos. Esta produção, além de compôr o acervo Memov, igualmente integra a coleção bibliográfica, disponibilizada por meio da plataforma Tainacan.