Coleção Trajetórias – Série Roberto Véras

Roberto Véras

Roberto Véras de Oliveira nasceu em 1961, em Campina Grande, Paraíba, em uma família de trabalhadores, sendo o primeiro a ingressar na universidade. Inicialmente matriculado no curso de Engenharia Elétrica, quando se engajou politicamente, participando da construção do Partido dos Trabalhadores na Paraíba, do movimento estudantil e das Comunidades Eclesiais de Base, com ênfase em projetos de alfabetização. Com o avanço de sua militância, transferiu-se para o curso de Economia na Universidade Federal da Paraíba (UFPB), onde iniciou sua trajetória acadêmica e profissional, dedicando-se a temas como trabalho, desigualdades sociais e organizações sindicais.

Em 1983, começou a atuar como assessor no Centro de Educação e Cultura do Trabalhador Rural (CENTRU), realizando atividades em diversas regiões do interior da Paraíba. Posteriormente, foi educador sindical na Escola Quilombo dos Palmares. Entre 1989 a 1999 foi assessor na Central Única dos Trabalhadores (CUT), e de 1998 a 2002, assessor na Escola Sindical São Paulo da CUT. Também foi assessor na Rede Interuniversitária de Estudos e Pesquisas sobre o Trabalho (UNITRABALHO).

Atualmente, é Professor Titular do Departamento de Ciências Sociais da UFPB e integra o Programa de Pós-Graduação em Sociologia. Além disso, é Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da Universidade Federal de Campina Grande (PPGCS-UFCG), onde contribui para a formação de novos pesquisadores e para estudos sobre trabalho e suas transformações no Brasil e na América Latina.

Instituições
Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
Fundação Joaquim Nabuco (FUNDAJ)
Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)

Confira a sua trajetória resumida

.