Coleção Trajetórias – Série Mário Ladosky

Mário Ladosky

Nascido em São Paulo em 1969, Mário Henrique Guedes Ladosky tem sua trajetória marcada pela interação entre a educação popular, o movimento sindical e a pesquisa acadêmica. Durante sua graduação no Instituto de Filosofia e Ciências Sociais da Universidade Federal do Rio de Janeiro (IFCS/UFRJ), participou ativamente do movimento estudantil, sendo um dos idealizadores do Núcleo de Pesquisas Sindicais (NUPES). Vinculado ao Laboratório de Pesquisa Social do IFCS, o núcleo buscava promover um intercâmbio entre a universidade e o movimento sindical, por meio de palestras de sindicalistas na universidade, cobertura de greves e ajuda em piquetes e coleta de documentação para o Arquivo de Memória Operária do Rio de Janeiro (AMORJ). Em sua pesquisa de mestrado sobre a Central Única dos Trabalhadores (CUT), acompanhou eventos e congressos e passou a atuar como assessor no Sindicato dos Bancários, no estado do Espírito Santo.

Ladosky também atuou no Núcleo de Educação Popular Humberto Bodra e na Federação
Estadual dos Metalúrgicos da CUT. Entre 1999 e 2007, integrou diversos projetos da Escola Sindical São Paulo. Além disso, colaborou com o Instituto Paulo Freire (IPF) e foi assessor no Sindicato dos Químicos e Plásticos de São Paulo e na Secretaria Geral da CUT.

Desde 2014, é docente no curso de Ciências Sociais da Universidade Federal de Campina
Grande (UFCG), credenciado no Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais (PPGCS/UFCG). Atualmente, coordena o Núcleo de Pesquisa Trabalho, Desenvolvimento e Política Pública da UFCG e o Observatório do Mercado de Trabalho e da Informalidade na Paraíba (OMTI-PB), além de integrar a coordenação da Red de Estudios del Trabajo y Economía Informal en América Latina (REDLATT)

Instituições
Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)

Confira a sua trajetória resumida

.