Coleção Greves (Canavieiros e Metalúrgicos)

Coleção Greves (Canavieiros e Metalúrgicos)

A Coleção Greves (Canavieiros e Metalúrgicos) integra os resultados do projeto coletivo “Movimentos cruzados, histórias específicas. Análise comparativa dos ciclos de greves iniciados pelos metalúrgicos de São Paulo e do ABC paulista e pelos canavieiros de Pernambuco no final dos anos 1970”.

Situados em dois pontos geográficos distantes, os metalúrgicos da Grande São Paulo e os canavieiros de Pernambuco (e outros estados do Nordeste) foram protagonistas de ciclos de greves de grande importância para o processo de democratização e de conquista de direitos pelos trabalhadores no Brasil, na virada dos anos 1970 para 1980.

Devido ao vácuo, nas ciências sociais brasileiras, de análises comparativas sistemáticas entre os movimentos de operários industriais e de trabalhadores rurais, o projeto teve por objetivo quebrar a inércia do conhecimento especializado sobre os respectivos grupos sociais e buscar estabelecer a conexão entre eles.
Para investigar as greves e a história das práticas sindicais urbanas e rurais foi constituída uma rede de pesquisadores (antropólogos, historiadores, sociólogos) de diversas universidades (UFRJ, UFPB/UFCG, UFABC, UNIFESP e USP).

Parte do extenso material coletado no processo de pesquisa nos anos de 2017 a 2019, que contou com o apoio CAPES, FAPERJ, CNPq, passa, então, a compor o Programa de Memória dos Movimentos Sociais (Memov), procurando fomentar novos estudos e perspectivas sobre o mundo dos trabalhadores rurais e o mundo dos operários de setores industriais.

Coordenação:
José Sergio Leite Lopes e José Carlos Matos Pereira.

Visualize abaixo a Estrutura da Coleção Greves (EM BREVE)

Clique no ícone (+) para expandir a estrutura;
Clique no ícone (-) para retrair;
Clique no texto para navegar.

.