O MEMOV - Programa de Memória dos Movimentos Sociais - pretende resgatar e preservar experiências relacionadas à organização e atuação de trabalhadores e de outros grupos sociais no contexto brasileiro. Conheça +
Coleção Trajetórias – Série Beatriz Heredia
Beatriz Heredia
Beatriz Heredia (1942-2018), nascida em Santa Fé, Argentina, formou-se em História pela Universidade Nacional de Córdoba. Em 1976, após ser expulsa da Universidade devido ao regime ditatorial argentino, exilou-se no Brasil, onde realizou mestrado (1978) e doutorado (1986) em Antropologia Social pelo Museu Nacional da UFRJ.
Heredia destacou-se por suas contribuições inovadoras em suas análises sobre o campesinato e suas dinâmicas sociais no nordeste brasileiro. Seu trabalho trouxe à tona informações inéditas sobre o papel de mulheres e crianças no contexto rural, revelando sua importância na manutenção da economia rural. Além disso, suas pesquisas em Antropologia Política examinaram as relações de poder e as mobilizações sociais no campo e as transformações políticas e econômicas.
Foi professora do Instituto de Filosofia e Ciências Sociais da UFRJ (IFCS/UFRJ), onde também atuou como chefe de departamento e coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Antropologia (PPGSA/UFRJ), além de vice-diretora do Colégio Brasileiro de Altos Estudos da UFRJ. Heredia também foi professora visitante em diversas universidades brasileiras e internacionais, incluindo instituições na França, Argentina, Guatemala e México, além de prestar consultorias para organismos internacionais.
Produções e participações em eventos
A Morada da Vida – Trabalho Familiar de Pequenos Produtores no Nordeste do Brasil
Ethos y Habitus em Antropologia. Reflexiones a Partir de uma Trayectoria
Formas de Dominação e Espaço Social – a Modernização da Agroindústria Canavieira em Alagoas
Confira a sua trajetória resumida
.