Evento de Lançamento do livro Memória, Movimentos Sociais e Direitos Humanos

Na última terça-feira (30 de abril), foi lançado o livro Memória, Movimentos Sociais e Direitos Humanos, pela editora da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (FAPERJ). Organizado por José Sérgio Leite Lopes, Felipe Magaldi, Lucas Pedretti, Luciana Lombardo e Virna Plastino, o livro nasce como resultado dos esforços empenhados a partir de um ciclo Memória, Movimentos Sociais e Direitos Humanos, iniciado em 2019 pelo Colégio Brasileiro de Altos Estudos (CBAE) da UFRJ.

Quando de sua concepção, o ciclo Memória, Movimentos Sociais e Direitos Humanos apresentava a seguinte proposta: entre os anos de 2012 e 2014, o país vivenciou um inédito cenário de debate sobre as violações de direitos humanos do regime autoritário, potencializado pelo trabalho da Comissão Nacional da Verdade e de mais de uma centena de comissões estaduais, municipais, em sindicatos e universidades. Nesse contexto, antigos debates, tais como a revisão da Lei de Anistia de 1979, a construção de espaços de memória, a localização dos corpos dos desaparecidos e o esclarecimento das circunstâncias que os vitimaram, dentre outros, voltaram à cena pública. Ao mesmo tempo, outras questões foram colocadas em cena por novos atores sociais e políticos, como por exemplo a violência ditatorial contra setores sociais historicamente alvos da violência do Estado – como as pessoas LGBTI, os trabalhadores do campo e da cidade, a população negra, os moradores de favelas e periferias, os povos indígenas.

O objetivo é promover uma reflexão crítica sobre como essas questões e as categorias de memória, verdade, reparação e justiça em relação aos crimes da ditadura (1964-1985) vêm sendo elaboradas e disputadas por movimentos sociais, acadêmicos e instâncias estatais. A proposta é estabelecer um diálogo com autores que produziram etnografias e reflexões sobre os movimentos por memória e com pesquisadores convidados que colaboraram com as comissões da verdade, em especial com o caso do Rio de Janeiro, além de acadêmicos ligados ao tema da memória e das lutas por direitos humanos no Brasil e na Argentina.

O livro é o resultado desse trabalho e já está disponível aqui na Biblioteca Virtual do nosso site!

Créditos do texto: @coletivorjmvjr no Instagram