Memória, Conhecimento e Cultura #06 –Retrato da Repressão Política no Campo – Brasil 1962-1985

Memória, Conhecimento e Cultura é uma iniciativa semanal do Programa de Memória dos Movimentos Sociais (Memov) para a divulgação de produções acadêmicas, audiovisuais e artísticas do Memov e de parceiros relacionadas às temáticas dos movimentos sociais.

Em função dos 60 anos do Golpe de 1964 nos próximos dias 31 de março e 1º de abril, a obra desta semana é o livro Retrato da Repressão Política no Campo – Brasil 1962-1985 – Camponeses torturados, mortos e desaparecidos. Publicado em 2011, a obra busca desvelar um cenário de violência, censura e arbitrariedades ocorridas no meio rural durante a ditadura militar.

Texto de Apresentação: Afonso Florence e Maria do Rosário

Para a construção dessa narrativa, as autoras Ana Carneiro e Marta Cioccari contaram com contribuição e o esforço engajado de pesquisadores de diferentes instituições no país e com a colaboração de lideranças e de organizações sindicais, que de longa data se mobilizam para o resgate dessas trajetórias. O livro, que representa mais um passo no sentido de consolidação do respeito aos Direitos Humanos, está inserido num conjunto de iniciativas do governo federal como as investigações conduzidas na última década pela Comissão Especial sobre Mortos e Desaparecidos Políticos e a publicação do livro-relatório Direito à Memória e à Verdade. A obra também dialoga com a criação da Comissão da Verdade.

Recuperar a memória das lutas camponesas no Brasil entre os anos 1960 e 1980 é contar uma história que, pelas características próprias às áreas rurais, como assinalam as autoras da publicação, “foi construída em grande medida no anonimato, em geral ignorada pelos documentos oficiais”. Resgatar essa memória significa, assim, contribuir para a construção de uma identidade coletiva. Implica assumir uma postura diante da história que, de certo modo, nos permita voltar a decidi-la.

Aí reside o grande mérito deste livro, que consegue reunir importantes depoimentos e revelar fatos que dificilmente chegariam ao grande público. Desse modo, Retrato da Repressão Política no Campo colabora para denunciar a opressão e humilhação dos representantes dos latifúndios e do Estado contra os trabalhadores rurais. Mas permite, principalmente, que se evidenciem as estratégias de resistência dos personagens que viveram essa página sombria da história brasileira e que sua luta e coragem, que cunharam a base das conquistas no campo atualmente, sejam reconhecidas e valorizadas.

Confira já Retrato da Repressão Política no Campo e continue nos acompanhando no site e nas redes sociais!