O MEMOV - Programa de Memória dos Movimentos Sociais - pretende resgatar e preservar experiências relacionadas à organização e atuação de trabalhadores e de outros grupos sociais no contexto brasileiro. Conheça +
Acervo em Foco #03 – Seminário Memória Camponesa – Rio de Janeiro
Acervo em Foco é uma iniciativa quinzenal do Programa de Memória dos Movimentos Sociais (Memov) para a divulgação das subséries documentais que compõem o nosso acervo de coleções sobre movimentos sociais.
O seminário Memória Camponesa – Rio de Janeiro integrou o projeto Memória Camponesa e Cultura Popular, executado entre 2004 a 2010 com financiamento do Núcleo de Estudos Agrários e Desenvolvimento Rural do Ministério do Desenvolvimento Agrário (NEAD/MDA) por meio do Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (PCT/IICA), em contratação pela Associação para Estudos e Pesquisas em Antropologia (ASEPA) sob coordenação nacional dos pesquisadores Moacir Palmeira e Renata Menezes (PPGAS/MN/UFRJ).
Um dos produtos do referido projeto foi a realização de diversos encontros e seminários sobre a organização e atuação do campesinato no Brasil em contextos de repressão, violência patronal e estatal e de luta por direitos trabalhistas e Reforma Agrária. Os seminários ocorreram nos estados de Ceará, Goiás, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul e São Paulo em parceria e colaboração com diversas instituições de pesquisa, organizações não governamentais e órgãos públicos municipais, estaduais e federais. Os relatórios, gravações e demais documentações produzidas durante a execução do Memória Camponesa e Cultura Popular foram cedidas ao Memov em 2019.
Confira já o Seminário Memória Camponesa – Rio de Janeiro e continue nos acompanhando no site e nas redes sociais!