O MEMOV - Programa de Memória dos Movimentos Sociais - pretende resgatar e preservar experiências relacionadas à organização e atuação de trabalhadores e de outros grupos sociais no contexto brasileiro. Conheça +
Acervo em Foco #02 – Arquivo de Memória Operária do Rio de Janeiro
Acervo em Foco é uma iniciativa quinzenal do Programa de Memória dos Movimentos Sociais (Memov) para a divulgação das subséries documentais que compõem o nosso acervo de coleções sobre movimentos sociais.
O Arquivo de Memória Operária do Rio de Janeiro (AMORJ) é um núcleo de pesquisa e documentação sediado no Programa de Pós Graduação em Sociologia e Antropologia do Instituto de Filosofia e Ciências Sociais da UFRJ. Voltado para a recuperação e preservação do patrimônio material e imaterial referente à história do trabalho e dos trabalhadores brasileiros, reúne documentação inédita sobre diversas temáticas. Os documentos selecionados para integrar esta coleção são originalmente do acervo do extinto Centro Ecumênico de Documentação e Informação (CEDI), doado ao AMORJ e incorporado na coleção Movimentos e Organizações dos Trabalhadores Rurais no Brasil.
Os documentos contidos nesta subseção têm uma composição temática relacionada à luta de trabalhadores rurais e urbanos, manifesta através de campanhas salariais, greves, eventos e encontros da classe sindical. Há também materiais relativos à formação sindical, à organização sindical e sobre a organização da mulher trabalhadora, formulados por entidades sindicais, entidades de assessoria e órgãos públicos. Ainda é possível encontrar registros da violência no campo e dos conflitos pela terra por meio de denúncias, notícias e relatos.
Confira já a subseção AMORJ e continue nos acompanhando no site e nas redes sociais!