Memov vence o prêmio “Melhor Obra de 2020 ANPOCS”

No 44° Encontro Anual da ANPOCS ocorrido no dia 11 de dezembro, a obra “Movimentos cruzados – histórias específicas: estudo comparativo das práticas sindicais e das greves entre metalúrgicos e canavieiros” recebeu o premio de “Melhor Obra ANPOCS 2020”. Além disso, o nosso documentário, “Direitos em Construção Permanente”, recebeu uma menção honrosa durante o evento.

Capa do livro Movimentos cruzados – histórias específicas

Publicado pela Editora UFRJ e organizado por José Sergio Leite Lopes e Beatriz Heredia, o livro é resultado de um trabalho de equipe no edital da CAPES de 2015 implantado no início de 2017, Memorias Brasileiras: Conflitos Sociais. Foi feito por uma rede de pesquisadores pertencentes à UFRJ, UFPB/UFCG, UFABC, Unifesp (campus Osasco) e USP (Educação). A pesquisa procurou contribuir na cobertura da lacuna nos estudos comparativos do sindicalismo de trabalhadores industriais e de trabalhadores rurais, nas suas práticas associativas e de greves. Abrange o período da ditadura, tendo como centro os anos de eclosão das greves dos metalúrgicos da Grande São Paulo e dos canavieiros de Pernambuco nos 2 últimos anos da década de 70 em diante. O documentário foi concebido com base nos resultados finais do trabalho, sendo voltado principalmente para alunos de Ensino Médio e Graduação.

Agradecemos a todos os pesquisadores, apoiadores e instituições que colaboraram durante a pesquisa e contribuíram para a construção dessas duas obras.

Tanto o livro quanto o documentário estão disponíveis para visualização gratuita aqui em nosso site, clique no link para acessá-los!