Comemoração dos 50 anos do Vapor do Diabo

Hoje (12/07) às 18:00 ocorrerá o evento digital de comemoração do cinquentenário do clássico “O Vapor do Diabo”, organizado pela Red Latino Americana de Antropología del Trabajo e pela Asociación Latinoamericana de Antropología por meio da plataforma Zoom. O ID da reunião é 810 4572 4450 e a senha para entrada 158203, todos e todas estão convidados a participar.

O livro trata das condições de trabalho dos operários da parte industrial das usinas açucareiras, baseado em pesquisa de campo de feição antropológica. Ele veio preencher uma lacuna na literatura econômica e sociológica sobre a organização social da plantation canavieira, a qual privilegia os grupos sociais ligados à parte agrícola da plantation. Além de ser um importante estudo que se insere na literatura sobre a agroindústria açucareira, apresenta o mérito adicional de focalizar um grupo determinado da classe operária brasileira a partir das concepções dos próprios operários sobre o seu trabalho, o seu modo de vida e sua relação com a administração da usina.

Originalmente escrito como tese de mestrado apresentada no Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social da Universidade Federal do Rio de Janeiro por José Sergio Leite Lopes, coordenador do Memov, esse livro reúne os resultados de um trabalho desenvolvido desde 1972 quando foi feita a pesquisa de campo nas usinas de açúcar em Pernambuco para obtenção do material empírico.

A obra está gratuitamente disponível em português e espanhol na aba “Livros e Textos” do site.