O MEMOV - Programa de Memória dos Movimentos Sociais - pretende resgatar e preservar experiências relacionadas à organização e atuação de trabalhadores e de outros grupos sociais no contexto brasileiro. Conheça +
Movimentos Sociais e Esfera Pública
{slider Histórico|closed}
O projeto “Movimentos Sociais e Esfera Pública: impactos e desafios da participação da sociedade civil na formulação e implementação de políticas governamentais” foi realizado a partir de uma parceria do Colégio Brasileiro de Altos Estudos (CBAE – UFRJ) com a Secretaria Geral da Presidência da República e contou com o apoio da Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj).
Coordenado pelos antropólogos José Sergio Leite Lopes e Beatriz Heredia, diretores do CBAE-UFRJ, o projeto contou com pesquisadores de diversas instituições universitárias, como UFRJ (Museu Nacional, IFCS, IPPUR), FGV (Cpdoc), PUC-Rio, UFRRJ e UERJ, e de diferentes disciplinas, como antropologia, sociologia e história.
{slider Objetivos}
Foram escolhidas nove variedades de movimentos na atualidade (movimentos do campo, movimentos de povos e comunidades tradicionais, movimentos indígenas, movimento sindical de trabalhadores urbanos, movimentos urbanos por moradia, movimentos negros, movimentos de mulheres, movimentos LGBT, movimentos de juventude), visando estudar as transformações recentes dos movimentos sociais brasileiros e compreender a dinâmica dos movimentos sociais na sua relação com as políticas públicas do governo federal.
Este acervo de história do tempo presente trata de, a partir da observação e do estudo dos movimentos sociais atuais, tentar compreender as transformações sociais na sociedade brasileira contemporânea.
{slider Período de formação}
O projeto durou dois anos (de novembro de 2012 a novembro de 2014), durante os quais foram realizados os trabalhos de campo específicos de cada eixo.
{slider Produtos da Pesquisa Movimentos Sociais e Esfera Pública}
Os produtos finais da pesquisa compreendem todo o material recolhido em trabalho de campo (fotos, áudios, materiais digitalizados) e produções durante o projeto (vídeos de aulas preparatórias, vídeos de eventos de divulgação, apresentações para divulgação, anexos), todos disponíveis a partir das ordens do acervo.
Aqui pode ser encontrado o Roteiro de Pesquisa usado para orientação da equipe de cada área e a publicação Movimentos Sociais e Esfera Pública. O campo da participação, com os textos finais da pesquisa.
Movimentos Sociais e Esfera Pública. O mundo da participação.
Baixar aquivo em PDF Ler PDF online
Roteiro da Pesquisa Movimentos Sociais e Esfera Pública | em PDF
{slider Levantamento da Produção Bibliográfica sobre Movimentos Sociais no Brasil }
O projeto durou dois anos (de novembro de 2012 a novembro de 2014), durante os quais foram realizados os trabalhos de campo específicos de cada eixo.
Levantamento da Produção bibliográfica sobre movimentos sociais no Brasil | em PDF
{slider Dicionário Histórico dos Movimentos Sociais Brasileiros (1964 – 2014)}
O Dicionário Histórico dos Movimentos Sociais Brasileiros (1964 – 2014) tem como objetivo oferecer descrições e informações de referência sobre os principais movimentos sociais ocorridos no Brasil no período posterior ao golpe de 1964. A proposta é oferecer aos interessados uma visão panorâmica sobre esse vasto conjunto de movimentos, contendo informações básicas sobre cada um deles, com as referências bibliográficas.
Dicionário Histórico dos Movimentos Sociais Brasileiros (1964-2014) | em PDF
Pesquisadores envolvidos: Alexandre Fortes, Paulo Fontes, Larissa Rosa Corrêa, Eduardo Ângelo da Silva e Leonardo Ângelo da Silva.
{slider Equipe do projeto}
{module Lista de Pesquisadores}
{/sliders}

Apoio:

Estrutura de ordenamento do acervo MSEP
Itens do acervo distribuídos em 9 ordens:
{module Estrutura deste acervo}